1464: MANUTENÇÃO TÉCNICA

Em destaque

A partir de hoje, dia 13 de Junho de 2021. vou entrar em MANUTENÇÃO TÉCNICA com este Blogue.

Penso regressar para o mês que vem (Julho). Até lá, podem continuar a consultar o Blogue clicando no link seguinte. Obrigado.

http://astrofotography.eu/stargate/

From today, the 13th of June 2021, I will get into TECHNICAL MAINTENANCE with this Blog.

I plan to return next month (July). Until then, you can continue to consult the Blog by clicking on the link above. Thank you.

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1118: Blogues que pode seguir

Em destaque

 

Blogues de minha autoria:

Notícias do Universo: https://inforgom.pt/eclypsespacenews/

Laboratório Fotográfico: https://inforgom.pt/fotolaboratorio/

Technology: https://inforgom.pt/techie/

 

 

954: Informação

Em destaque

Este Blogue destina-se exclusivamente a publicar os meus trabalhos de fotografia lunar. Quase todos eles estão identificados com os equipamentos com que são feitos.

Tenho 3 telescópios:

Bresser Messier Hexafoc NT ∅150/750mm

 

 

 

Skywatcher Maksutov-Cassegrain ∅127/1500mm

 

 

 

Bresser Messier Hexafoc AR ∅102/1000mm

 

 

 

Também fotografo com uma Nikon B500 com DF 900mm

e a câmara que utilizo com os telescópios é uma DSLR Canon EOS 760D.

Tenho várias oculares para observação visual, para método de projecção por ocular em foco primário e também via diagonal dieléctrica (tenho uma com 1,25″ e outra com 2″), vários filtros planetários, quase todos com 1,25″, excepto uma ocular CPL (Camera Project Lens) GSO SuperView 42mm de ∅2″ para projecção por ocular, com extensor.

O meu problema principal é que não tenho campo de observação suficiente para poder apontar a planetas como Júpiter, Saturno, Marte, etc., porque resido em Lisboa, num ambiente com extrema poluição ambiental e lumínica e assim estou apenas reduzido a fotografar a Lua e tento melhorar as péssimas condições de trabalho com alguns filtros correctores.

Por isso, este Blogue é essencialmente sobre os meus trabalhos fotográficos lunares, desde que comecei até à data. Como tenho vários blogues e o tempo quase não chega para pesquisa e introdução de temas e assuntos, este Blogue vai sendo actualizado aos poucos até chegar ao dia.

Espero que gostem. Conto com os vosso comentários.

 

 

1463: 11.Jun.2021@14:33

Lisbon, Portugal
Moonrise, Moonset, and Moon Phases, Junho 2021

 

– Fase lunar ainda não visível para uma sessão fotográfica. Aguardemos pelos próximos dias se o tempo o permitir.

Moon: 1.1%

Waxing Crescent

Current Time: 11 de Jun de 2021, 14:35:49
Moon Direction: 185,76° S
Moon Altitude: 76,42°
Moon Distance: 402.111 km
Next Full Moon: 24 de Jun de 2021, 19:39
Next New Moon: 10 de Jul de 2021, 2:16
Next Moonset: Today, 22:15

Stellarium

Stellarium

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1462: Hemisfério norte assistiu esta quinta-feira a eclipse anular do Sol

Esta quinta-feira ocorreu um eclipse anular do Sol que foi visível como eclipse parcial em todo o território português e em grande parte do hemisfério norte.

Eclipse visto a partir de Bruxelas, na Bélgica
Foto EPA/OLIVIER HOSLET

Eclipse visto a partir de Kiev, na Ucrânia
Foto EPA/SERGEY DOLZHENKO

Eclipse visto a partir de Nova Iorque, nos Estados Unidos
Foto EPA/JUSTIN LANE

Eclipse visto a partir da Letónia
Foto EPA/VALDA KALNINA

Em Lisboa teve início às 9.47 horas, com o máximo às 10.32 horas, terminando às 11.21 horas. No Porto, o máximo foi às 10.38 horas e em Faro às 10.29 horas, segundo o o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Na base deste eclipse esteve a sombra da Lua sobre a Terra, ou seja, a região onde o eclipse é anular.

O fenómeno percorreu uma trajectória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Árctico. A duração máxima da anularidade é de três minutos e 48 segundos.

O eclipse foi parcialmente visível para observadores na América do Norte, partes da Europa e do norte da Ásia. Em Londres a lua cobria 20 por cento do sol, enquanto no norte do Canadá, norte da Rússia, noroeste da Gronelândia e Pólo Norte, o sol estava 88% obscurecido pela lua.

Segundo a previsão do OAL, o eclipse terá sido “apenas visível como eclipse parcial em todo o território português”, que ficou na penumbra da Lua”. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial terá sido “pouco perceptível, pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”, pode ler-se.

Embora “a alteração da luminosidade não seja perceptível”, o eclipse parcial terá sido “facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança”, explica o Observatório.

O eclipse foi o primeiro eclipse anular – significando “semelhante a um anel” – de 2021 e o 16.º deste século.

O próximo eclipse solar total ocorrerá a 4 de Dezembro, mas só será visível da Antárctica.

Diário de Notícias
DN
10 Junho 2021 — 15:23

 

© ® inforgom.pt e apokalypsus.com são domínios registados por F. Gomes


 

1461: Esta quinta-feira há eclipse anular do Sol e poderá ser visto em Portugal

O eclipse terá início por volta das 9.47 e terá o seu máximo perto das 10.32, terminando às 11.21

Foto Observatório Astronómico de Lisboa

Foto Observatório Astronómico de Lisboa

Esta quinta-feira vai ocorrer um eclipse anular do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português, diz o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O OAL simula a aparência do sol em Lisboa através de uma animação. O eclipse terá início por volta das 9.47 e terá o seu máximo perto das 10.32, terminando às 11.21. A duração total do eclipse é de cerca de 90 minutos.

Em Lisboa tem início às 9.47 horas, com o máximo às 10.32 horas, terminando às 11.21 horas. No Porto, o máximo será às 10.38 horas e em Faro o máximo será às 10.29 horas.

Na base deste eclipse está a sombra da Lua sobre a Terra, ou seja, a região onde o eclipse é anular.

O fenómeno vai percorrer uma trajectória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Árctico. A duração máxima da anularidade é de três minutos e 48 segundos.

O eclipse poderá ser visto a partir do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte.

Segundo o OAL, “o eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua”. “Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco perceptível pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”, pode ler-se.

“Embora a alteração da luminosidade não seja perceptível, o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança”, explica o Observatório, que alerta que a observação do Sol pode ser perigosa.

Diário de Notícias
DN
10 Junho 2021 — 09:38

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1460: O céu nocturno de Junho em 2021

A fase de Lua Nova de Junho ocorrerá durante um Eclipse Anular do Sol

Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu nocturno de Junho de 2021

Mercúrio será visível ao anoitecer até dia 4 e depois será visível ao amanhecer a partir do dia 21 na constelação de Touro. Encontra-se visível na direcção  Oeste ao anoitecer e na direcção  Este ao amanhecer. A sua magnitude no inicio do mês varia de 2,1 a 0,8. Consulte aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio” e sobre a “Visibilidade de Mercúrio em 2021”.

Vénus será visível ao anoitecer a partir do dia 11 na constelação de Touro, movendo-se depois para as constelações de Gémeos e Caranguejo. Encontra-se visível na direcção  Noroeste.  A sua magnitude no inicio do mês é de -3,7.

Marte será visível à noite na constelação de Gémeos, movendo-se depois para as constelações de Caranguejo, a sua tonalidade avermelhada auxiliará a sua identificação. Encontra-se na direcção Noroeste. No dia 13, Marte estará a 3°S da Lua pelas 21 horas.  A sua magnitude ao longo do mês varia de 1,7 a 1,8.

Júpiter será visível de madrugada na constelação de Aquário. Encontra-se na direcção Sudeste. No dia 28, Júpiter estará a 4°N da Lua pelas 20 horas. A sua magnitude ao longo do mês varia de -2,4 a -2,6.

Saturno será visível durante a madrugada na constelação de Capricórnio.  Encontra-se na direcção Sul. A sua magnitude ao longo do mês varia de 0,4 a 0,6.

Fig. 1 – Céu visível às 22:00 horas do dia 1 de Junho em Lisboa mostrando o planeta Marte e as estrelas mais brilhantes: Arturo, Capela, Prócion e Vega..

Fig. 2 – Céu visível às 05:00 horas do dia 15 de Junho em Lisboa mostrando os planetas Júpiter e Saturno.

Tabela do nascimento, passagem meridiana e ocaso dos planetas

Úrano e Neptuno também visíveis no céu nocturno de Junho

Úrano, estará visível na constelação de Peixes e Neptuno estará visível na constelação de Aquário, onde permanecerá durante todo o resto do ano. Os planetas Úrano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada.

Para obter mais informação sobre a “Visibilidade dos Planetas” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2021/ Visibilidade dos Planetas em 2021 e consulte também a tabela Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos planetas (Lisboa).

A chuva de meteoros Ariétidas, ζ Perseidas e β Táuridas em Junho

Nesta altura ocorrem as chuvas de meteoros das Ariétidas, a famosa das ζ Perseidas e as β Táuridas que são diurnas. Ambas as constelações do Carneiro, Perseu e do Touro encontram-se próximas do Sol, e isso faz com que estas chuvas de meteoros sejam difíceis de se verem a olho nu. Alguns dos primeiros meteoros são visíveis no momento das primeiras horas da manhã, geralmente uma hora antes do amanhecer.

Ver tabela mais abaixo para obter informações sobre os períodos de visibilidade e as datas de máxima actividade para cada uma destas chuvas de meteoros.

Em 2006, a IMO (International Meteor Organization) decidiu definir uma série de chuvas de meteoros conhecidas sob a designação ANT (The Antihelion Source).

O ANT é uma grande área, aproximadamente oval ao redor da α = 30◦ por δ = 15◦ em tamanho, centrado cerca de 12◦ a leste do ponto da oposição solar sobre a eclíptica, daí o seu nome. Não é uma verdadeira chuva de meteoros (portanto, não tem número oficial de chuva de meteoros do IAU), mas é sim uma região do céu em que um número variável, se fraco, de chuva de meteoros secundários activos têm seus radiantes.

Fig. 3 (do IMO) mostra os radiantes entre maio a Julho, o radiante do ANT em Junho encontra-se na constelação de Sagitário.

Tabela com a informação sobre as chuvas de meteoros das η Aquáridas, Ariétidas e ζ Perseidas

Para obter mais informação sobre “Enxames de meteoróides”, e também um a pequena informação sobre a história deste enxame, consulte no nosso site a página Enxames de Meteoroides.

Fases da Lua em Junho

Como é bem conhecido, as fases da lua são determinadas pelas posições relativas do sistema sol-lua-terra. À medida que a lua se move à volta da Terra, ambos os astros progridem à volta do sol, ocorrendo todos os meses Lua Cheia quando há um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. A Lua Nova ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol–Lua–Terra e nas posições intermédias ocorrem o Quarto Crescente e Quarto Minguante. O período que a lua demora para passar pela mesma fase é de 29,5 dias, conhecido como mês sinódico (ou uma lunação).

Para obter mais informação sobre as “Fases da Lua” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2021/ Fases da Lua e consulte também a tabela Nascimento, e Ocaso da Lua (Lisboa).

A órbita lunar em Junho

A órbita da lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. A lua demora 27,3 dias a completar a translação (um mês lunar). A órbita elíptica faz com que a lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra. O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. A distância média Terra-Lua é <dTL>= 384.400 km. A tabela abaixo indica os instantes do apogeu e perigeu lunar com a distância da Terra à Lua em unidades de RT (Raio Terrestre).

Tabela com a informação sobre o Apogeu e Perigeu lunar

Para obter mais informação sobre o “Apogeu e Perigeu lunar” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2021/ Apogeu/Perigeu lunar e consulte também a tabela Apogeu/Perigeu lunares e distâncias Terra-Lua.

OAL – Observatório Astronómico de Lisboa
31 Mai 2021

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1459: 03.Jun.2021@06:00

– Dado que o tempo tem estado muito incerto, com céu nublado, além de a Lua “aparecer” já com luz diurna, não tem sido possível a captação de imagens lunares. Ficam os mapas de hoje.

 

Lisbon, Portugal
Moonrise, Moonset, and Moon Phases, Junho 2021

 

Moon: 41.3%

Waning Crescent

Current Time: 3 de Jun de 2021, 5:28:31
Moon Direction: 126,91° SE
Moon Altitude: 26,40°
Moon Distance: 394.951 km
Next New Moon: 10 de Jun de 2021, 11:52
Next Full Moon: 24 de Jun de 2021, 19:39
Next Moonset: Today, 14:28

Stellarium

Stellarium

Stellarium

03062021@06:00

Às 05:00 horas via-se perfeitamente a olho nu, Júpiter e Saturno. Vou tentar obter algumas imagens lunares possíveis. Sessão efectuada às 06:00 horas.

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1458: ECLIPSE ANULAR DO SOL 10 DE JUNHO, DIA DE PORTUGAL

No dia 10 de Junho de  2021 ocorre um eclipse anular do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português.

Veja as nossas tabelas sobre as circunstâncias locais do Eclipse Anular do Sol de 10 de Junho de 2021 e os diagramas com o aspecto de algumas fases do eclipse para algumas cidades portuguesas: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

A animação abaixo mostra a evolução do eclipse em Lisboa desde o seu início cerca das 9h48, passando pelo máximo próximo das 10h32 até ao término perto das 11h21 da manhã. A duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos.

A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajectória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Árctico. A duração máxima da anularidade é de 3min 48s. O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte.

O eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco perceptível  pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira, como indicado  nas nossas tabelas sobre  as circunstâncias locais do Eclipse Anular do Sol de 10 de Junho de 2021O documento Eclipses em 2021 contém alguma informação complementar sobre o eclipse de 10 de Junho.
No entanto, embora a alteração da luminosidade não seja perceptível,  o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança.
ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!

Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe.

A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do sol durante o eclipse.

Consulte a nossa página com informação completa sobre este tema e técnicas seguras de observação, em colaboração com a DGS e a SPO:    OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA

OAL – Observatório Astronómico de Lisboa
1 Jun 2021

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1457: 31.Mai.2021@03:44

Lisbon, Portugal
Moonrise, Moonset, and Moon Phases, Maio 2021

 

Moon: 72.4%

Waning Gibbous

Current Time: 31 de Mai de 2021, 4:03:37
Moon Direction: 147,99° SSE
Moon Altitude: 22,18°
Moon Distance: 377.415 km
Next New Moon: 10 de Jun de 2021, 11:52
Next Full Moon: 24 de Jun de 2021, 19:39
Next Moonset: Today, 11:15

Stellarium

Stellarium

Stellarium

31052021@03:44

Céu com nebulosidade

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1456: 30.Mai.2021@05:54

Lisbon, Portugal
Moonrise, Moonset, and Moon Phases, Maio 2021

 

Moon: 81.1%

Waning Gibbous

Current Time: 30 de Mai de 2021, 6:04:55
Moon Direction: 191,50° SSW
Moon Altitude: 25,56°
Moon Distance: 371.792 km
Next New Moon: 10 de Jun de 2021, 11:52
Next Full Moon: 24 de Jun de 2021, 19:39
Next Moonset: Today, 10:06

Stellarium

Stellarium

Stellarium

30052021@05:54

Com luz diurna e nebulosidade

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes

 

1455: 28.Mai.2021@00:34

Lisbon, Portugal
Moonrise, Moonset, and Moon Phases, Maio 2021

 

Moon: 96.5%

Waning Gibbous

Current Time: 28 de Mai de 2021, 0:39:53
Moon Direction: 145,49° SE
Moon Altitude: 16,72°
Moon Distance: 360.783 km
Next New Moon: 10 de Jun de 2021, 11:52
Next Full Moon: 24 de Jun de 2021, 19:39
Next Moonset: Today, 7:54

Stellarium

Stellarium

28052021@00:34

Céu com nebulosidade

©® astrofotography.eu é um domínio registado por F. Gomes