1166: Lua de neve: Esteja de olho no céu este fim de semana

Já ouviu falar em Lua de neve? Já olhou para o céu? Notou algo de diferente? No final do dia desta sexta-feia até segunda-feira de manhã vai conseguir ver uma lua cheia bem maior que o habitual.

O fenómeno foi baptizado de “Lua de neve” e será a primeira super lua deste novo ano de 2020.

Lua de Neve, o que é?

De acordo com a NASA, é uma lua cheia maior, mais branca e mais brilhante. Apesar de o nome sugerir que o fenómeno está relacionado com uma condição atmosférica adversa, a designação apenas coincide com o período dos nevões no nordeste dos Estados Unidos e foi atribuída pelas tribos nativas americanas.

Este fenómeno astronómico, denominado de perigeu lunar, acontece quando a Lua se encontra próxima da Terra. Nesse momento, a Lua vai parecer 14% maior que o normal, e até 30% mais brilhante dependendo das condições atmosféricas apresentadas no local de observação.

No dia 8 de Fevereiro, a Lua vai estar a cerca de 362.479 quilómetros da Terra.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, em declarações ao jornal Observador, em Portugal, o melhor período para ver este fenómeno será no final da madrugada de sábado para domingo. A melhor hora será às 7:30 horas de domingo. A próxima “Super Lua” acontecerá no próximo dia 9 de Março.

Leia também…

Astronomia em 2020 trará seis eclipses, três super luas e muitos outros eventos

No ano passado, dado o avanço tecnológico, foram muitas as novidades espaciais descobertas. Além disso, foram vistos eventos astronómicos que marcaram o ano. 2020 chega carregado de citações astronómicas: seis eclipses, três super Luas, … Continue a ler Astronomia em 2020 trará seis eclipses, três super luas e muitos outros eventos

Avatar

A minha Lua de Neve, tirada ontem, Sexta-feira, 07022020:

1 thought on “1166: Lua de neve: Esteja de olho no céu este fim de semana

  1. Pingback: 08.Fev.2020 – Noite de Lua de Neve | Astrophotography

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *